CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ALEITAMENTO MATERNO:
DESCRIÇÃO: As estatísticas nacionais mostram que o aleitamento materno é praticado em níveis muito inferiores ao que recomenda a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde. Entre as diversas causas responsáveis por esse fenômeno, destaca-se a falta de orientação profissional adequada às futuras mães e o adequado manejo das dificuldades.
O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO: A Doula poderá orientar e manejar corretamente os problemas comuns relacionados ao aleitamento materno.
OBJETIVO: Apresentar os conceitos, métodos e orientações básicas sobre a importância, as vantagens e a adequada forma de amamentar, bem como, sobre as técnicas apropriadas para a puérpera superar dificuldades comuns, especialmente no início do processo de aleitamento.
PÚBLICO ALVO: Doulas e interessados em oferecer orientações básicas sobre a importância, as vantagens e a adequada forma de amamentar, bem como, sobre as técnicas apropriadas para a puérpera superar dificuldades comuns, especialmente no início do processo de aleitamento. Idade mínima 18 anos. Escolaridade mínima: Ensino médio completo. Ao final do curso os participantes considerados aptos receberão Certificado de Conclusão do Curso de capacitação em aleitamento materno. Os interessados em participar do curso de capacitação em aleitamento materno, devem preencher o formulário de inscrição do site informando o nome do curso ao qual está se inscrevendo: http://www.ncfdoulas.com.br/Matricula.php
PROFESSORES:
Daiane Govoni Orviedo Piccini, Graduação superior em Enfermagem pela ESTÁCIO DE SÁ. Especialização em Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva pela UNISUL. Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela CENSUPEG. Técnica de Laboratório de Análises Clínicas desde 2006. Atua na área da obstetrícia desde 2012, no Hospital Regional de São José, na Emergência Obstétrica e Emergência Pediátrica e UTI Neonatal.
Deise Luiz Steffens, Graduação superior em Enfermagem pela ESTÁCIO DE SÁ. Cursando Especialização em Enfermagem Obstétrica pela CENSUPEG. Técnica de Laboratório de Análises Clínicas desde 1986. Técnica de Enfermagem desde 2001. Instrumentadora Cirúrgica desde 2002. Atua na área da obstetrícia desde 2007, na Maternidade Camela Dutra, na Sala de Parto e Alojamento Conjunto.
a.
METODOLOGIA: O curso se desenvolve no final de semana, sábado e domingo, com aulas teóricas-práticas, apoiadas por recursos multimídia e instrumentais, dentro das várias técnicas abordadas. Como método básico: Abordagem e fundamentos teóricos; Apresentação e discussão de procedimentos e práticas associadas às disciplinas. Aulas expositivas com exercícios práticos, vivências e avaliação através da participação individual e em Grupo e reflexões expositivas e criativas das aulas. Aulas com Recursos Áudios-Visuais; Sugestões de Bibliografia, apostila. Temos blog: https://doulassc.blogspot.com.br e site onde podemos trocar informações.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através de apresentação referente as disciplinas estudadas e elaborado nas reuniões de grupos de estudos do conteúdo apreendido e pesquisado.
CONTROLE DE FREQUÊNCIA: O controle de frequência será feito através de assinatura de listas de presença e de anotação no diário de classe de cada disciplina, feita pela professora. A frequência obrigatória é de 100% da carga horária. Os participantes que tenham presença e assiduidade acima referida no curso receberão certificados de aprovação do curso. O coordenador se permitirá encerrar a participação daquele que não cumpra o mínimo de comparecimento ou não se adapte às normas disciplinares adotadas no curso.
FALTAS: Não será permitido faltas durante o curso.
CERTIFICAÇÃO: Ao final do curso, cumpridas todas as exigências determinadas para aprovação, o aluno receberá o Certificado.
Qualquer dúvida estamos à disposição pelo Whats App: (48) 99167-296